Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Próximo Futuro

Próximo Futuro

03
Ago10

A América Latina de novo...

Próximo Futuro

La Paz

 

Há um atavismo evidente nesta cidade que se traduz pelo modo como o pior do folclore se impôs enquanto o mundo lá fora continua a mudar. Muitos dizem que tem sido reforçado, como um estado de alma, desde que Morales e o seu socialismo se impuseram. É óbvio que pouco há de socialismo nesta cidade e no país, até porque na definição clássica do mesmo os meios de produção não estão nas mãos dos trabalhadores, são muitas vezes propriedade do Estado, melhor dizendo, do governo e dos seus ministros. E se é um facto que o indigenismo é uma realidade estranha para o europeu, também é sabido que o indigenismo tem sido proclamado como um instrumento populista e pouco sério.
A cidade é remendada, descosida, íngreme claro, na sua geografia, mas também no modo de ser: tudo vive num plano inclinado em que o esforço de subir montanhas é proporcional à descida abrupta e veloz de que os múltiplos sinais de pobreza dão conta. 

 

 

 

La Paz dói.
O mal das alturas, assim dito, parece uma expressão de BD ou uma ficção com extra terrestres, mas existe e é bem real. A 3.600, a 3.400 ou a 3.200 que são as alturas das três plataformas onde foi construída La Paz, com a falta de oxigénio, a cabeça parece estalar, as dores são insuportáveis, qualquer caminhada de cem metros parece uma maratona pelo esforço que é preciso despender, o nariz sangra, o corpo é de uma fragilidade única. E são assim dias seguidos.


La Paz ainda.
A cidade vive o fantasma da América como um fantasma dos anos 70.Sem desresponsabilizar os EUA por parte do estado calamitoso a que chegou a economia nos anos 80 e 90 é, contudo, uma caricatura a imagem que se constrói deste "inimigo" externo, responsável por todos os males do mundo. Ele é nos murais pintados nas paredes da cidade, com figuras retiradas dos murais mais radicais dos anos 30 mexicanos; ele é nas expressões de "luta" popular: "só há dois caminhos: ou vencemos a América ou ela destrói o mundo", ladeadas pela figura de Evo Morales; ele é nas inscrições, à porta da universidade, sobre o perigo do imperialismo. Simultaneamente, o dólar é a moeda forte que circula em todas as trocas comerciais, na rua, no comércio paralelo, nos supermercados, nos táxis. E a propósito de um pequeno bairro, onde se erguem algumas dezenas de arranha-céus, os guias turísticos anunciam com orgulho estarmos na piqueña new iorque. Há nisto algo de grotesco que se compreende pelo populismo instaurado. A última medida governamental foi a de aconselhar, nos passeios ao campo, que as pessoas comessem carne seca, que é a alimentação nacional porque originariamente indígena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Três boas recordações.
El Ascensor, uma primeira obra cinematográfica do realizador Tomás Bascopé , o encontro com Cergio Prudencio, compositor de música contemporânea e criador da Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos e as pinturas Da Sistina da Bolívia da Capela de Santiago de Curahuara de Caranjas vistas à distância de postais.

 

 

 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D