Quinta-feira, 1 de Julho de 2010

Lula Pena, Soundway Records Dj Set, Cribles e Lucas Santtana

 

O Programa Próximo Futuro está a preparar-se para um fim-de-semana de música e dança, com os espectáculos que o Anfiteatro ao ar livre e o Grande Auditório vão acolher entre os dias 2 e 4 de Julho.

 

LULA PENA / Sexta-feira

No dia 2, às 21h30, Lula Pena vai estar em concerto no Anfiteatro ao ar livre para apresentar ao vivo e a solo, pela primeira vez, o seu novo disco Troubadour.

 

“Havia uma interrogação recorrente sempre que se pensava – e graças a deus pensava-se muito – em Lula Pena. Por onde andava e porque nos víamos sucessivamente privados de ouvir novos registos da sua música, dessa maneira que tem de cantar que maravilha todos os que consigo contactam. As razões são tantas quanto as histórias, e tão puras e honestas quanto a própria música que protegem.” (Pedro Gomes, Filho Único)

 

 

SOUNDWAY RECORDS DJ SET + CRIBLES / Sábado

No dia 3, entre as 17h e as 20h, na Esplanada junto ao Centro de Arte Moderna, haverá um DJ Set por Miles Cleret, criador da Soundway Records, uma das figuras de proa de um conjunto de editoras discográficas que se tem dedicado à arqueologia musical na América Latina e Caraíbas, África, Médio e Extremo Oriente. Recentemente lançaram os álbuns “Nigeria Special Volume 2”, compilação de afro beat, high life, blues da Nigéria da década de 1970, e “Panamá! 3”, compilação diversificada de sons caribenhos, provenientes da estimulante cena do Panamá. A entrada é livre.

 

Às 21h30, no Grande Auditório, estreia nacional de Cribles, a mais recente criação da coreógrafa francesa Emmanuelle Huynh. Com música de Iannis Xenakis, sobre esta dança, diz a coreógrafa que se tratou de, “através de uma forma simples, fazer aparecer as festas, as sagrações, as danças nupciais, guerreiras, as procissões, os movimentos uníssonos como os dissonantes, até os movimentos de pernas que evocam a comédia musical”. Este espectáculo será apresentado a 7 de Julho, no Auditório de Serralves.

 

 

LUCAS SANTTANA / Domingo

Lucas Santtana é um músico com consciência suprema das suas coordenadas culturais. (…) É um artista que sabe que é pós-moderno, e que vê o seu reflexo num país onde o pós-modernismo é um acto de consciência histórica (…) – The New York Times

 

Primeiro concerto em Portugal do músico brasileiro Lucas Santtana, dia 4, às 19h, no Anfiteatro ao ar livre. Trata-se de um artista difícil de catalogar: as suas composições estão ligadas à tradição da Música Popular Brasileira, mas também absorvem influências que vão do Afrobeat ao Dance Hall, passando pelo Dub, a Electrónica e o Funk Carioca, entre outras. Lucas Santtana vem apresentar sobretudo temas do seu último disco, Sem Nostalgia (2009). Veja o vídeo da música “Cira, Regina e Nana”

 

Preço dos bilhetes: 10 euros. Entrada livre até aos 14 anos para os concertos no Anfiteatro ao ar livre (Lula Pena e Lucas Santtana).


tags:

publicado por Próximo Futuro às 10:58
link do post | comentar | partilhar

sobre
Próximo Futuro é um programa Gulbenkian de Cultura Contemporânea dedicado em particular, mas não exclusivamente, à investigação e criação na Europa, na América Latina e Caraíbas e em África.
Orquestra Estado do Mundo
This text will be replaced by the flash music player.
posts recentes
links
arquivos
tags
subscrever