Quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Zanele MUHOLI (África do Sul), série “Miss Divine” (2008) 

 

 

E porque hoje, 18 de Maio, é o Dia Internacional dos Museus, agendamos para si uma visita guiada à exposição “Fronteiras” (8.ºs ENCONTROS DE BAMAKO, a mais importante bienal de fotografia africana contemporânea), actualmente em exibição no edifício-sede da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa PRÓXIMO FUTURO

 

A visita guiada é gratuita, será conduzida por Lúcia Marques, terá início às 18h00 (com a duração de uma hora) e o ponto de encontro será na recepção da sede da Gulbenkian.

 

SINOPSE da visita guiada (18 de Maio, das 18h às 19h)
Apresentação geral da exposição que constituiu o núcleo central dos 8.ºs Encontros de Bamako, a mais importante bienal de fotografia africana contemporânea. A visita contextualizará o tema da mais recente edição destes Encontros, incidindo também sobre as opções de montagem e diversidade de propostas dos autores representados. 

 

 

Em breve, e mais concretamente a 16 de Junho, o programa PRÓXIMO FUTURO inaugurará um conjunto de instalações e intervenções nos espaços do Jardim da Gulbenkian, de modo a dar continuidade ao contacto com a arte, equacionar a importância e pertinência deste tipo de criação e sugerir pistas de abordagem à relação das técnicas da jardinagem com as práticas artísticas contemporâneas.

 

O público frequentador dos espaços da Fundação Calouste Gulbenkian, e os novos visitantes, encontrarão então as propostas de arte pública desenvolvidas pelos artistas Nandipha Mntambo (“Casulo – Cocoon”), Kboco (“Abrigo Sublocado”) e pelo colectivo Raqs Media (“However Incongruous”), a par das intervenções artísticas de Bárbara Assis Pacheco, Rachel KormanIsaías Correa e Délio Jasse nos Chapéus-de-sol concebidos pela arquitecta Inês Lobo.

 

Os textos de apresentação bem como as notas biográficas dos artistas já estão disponíveis tanto no site como no jornal do PRÓXIMO FUTURO.

Eis outros links úteis para a navegação sobre o que aí vem…

 

Nandipha Mntambo (África do Sul)

Artthrob News 

David Krut Publishing 

Michael Stevenson

 

Kboco (Brasil)

Lost Art 

Na Bienal 

Galeria Marilia Razuk 

 

Raqs Media (Índia)

Raqs Media Collective 

Launch conversation with Raqs Media Collective

Frieze Magazine

 

Bárbara Assis Pacheco (Portugal)

Rachel Korman (Brasil)

Isaías Correa (Chile)

Délio Jasse (Angola)



publicado por Próximo Futuro às 06:30
link do post | partilhar

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




sobre
Próximo Futuro é um programa Gulbenkian de Cultura Contemporânea dedicado em particular, mas não exclusivamente, à investigação e criação na Europa, na América Latina e Caraíbas e em África.
Orquestra Estado do Mundo
This text will be replaced by the flash music player.
posts recentes
links
arquivos
tags
subscrever